
Newborn
Compartilhe
A palavra newborn quer dizer recém-nascido em inglês, mas quando usamos esse termo em fotografia, estamos nos referindo à um estilo especial de fotografia com bebês recém-nascidos, pois eles podem ser fotografados em vários outros estilos.
Esse estilo novo de fotografar bebês tem sua origem no conhecido trabalho da fotógrafa australiana Anne Geddes, por isso é bastante popular nesse país e também nos EUA, Canadá e alguns países da Europa como Inglaterra e Alemanha. Aqui no Brasil ainda é algo relativamente novo e começou a ser mais conhecido à partir de 2011.
Diferente do estilo “life-style” que é fotografar o bebê no ambiente da sua casa, com suas roupinhas e brinquedos, a fotografia "newborn" busca um olhar mais artístico onde o bebê é retratado na maioria das vezes peladinho ou enrolado em pequenos tecidos, em poses que são trabalhadas pela fotógrafo de maneira que remetam à forma orgânica que ficavam quando estavam na barriga de suas mamães. Eles também são ajeitados (sempre delicadamente) de forma que suas mãozinhas e pézinhos passem uma imagem de sossego, sono tranquilo e sereno. Para mim, parecem anjinhos esperando a hora de chegar na Terra!
A maioria das fotos são feitas com o bebê dormindo justamente para que possamos coloca-lo nas poses. Esse é um bonito registro do início da vida de uma pessoa que já se tornou (tenho certeza) a mais importante da sua vida!
Deve ser feito com alegria, sem preocupações e de forma responsável.
É muito importante que, para fazer esse tipo de fotografia, o profissional tenha conhecimentos sobre a fisiologia do bebê e saiba lidar com ele sempre respeitado normas de segurança e higiene orientadas por pediatras e fisioterapeutas.
A medida que o bebê vai crescendo - e nesse primeiro mês eles crescem muito rápido! - ele vai desenvolvendo força nos bracinhos e pernas e perde o alongamento que tinha; pode ser que tenha um pouquinho de cólicas pois seu aparelho digestivo está se adaptando ao leite e o ar que as vezes ele engole ao mamar e que provoca gases; a pele pode começar a descascar um pouquinho ou apresentar bolinhas vermelhas. Não se preocupe: tudo isso é normal e passageiro.
Na verdade não há problemas fotografa-los assim, mas por todas essas razões quanto mais novinho for o bebê, melhor.
Principalmente para evitar os dias das cólicas que causam um desconforto natural no bebê e não têm nada a ver com a sessão de fotos.
Não há contra-indicação fazer as fotos newborn depois dos 15 dias, no entanto lembre-se: à partir da terceira semana de vida, 21 dias mais ou menos, o bebê já vai perdendo as características de ser recém-nascido e passa a ser bebê. É isso mesmo, mamães: bebês crescem muito rápido!
Procure deixar a sessão pré-agendada antes mesmo dele nascer. Ou, se isso não for possível, não se esqueça de fazer logo que chegar da maternidade! Os dias passam muito rápido e quando você vai ver, seu bebê já tem um mês! Aí…ele não é mais “newborn” Bebês com mais de um mês são bem vindos, mas serão fotógrafos em outro estilo!
DINÂMICA DO ENSAIO • Como é uma sessão newborn passo-a-passo
Vou adiantar aqui algumas informações sobre como é um ensaio newborn. Assim você, mamãe, já vai mais ou menos preparada sobre o que vai acontecer e então fica mais tranquila.
Sei que há muitas expectativas e ansiedade nesse momento, elas são normais. Então para não torna-las maiores do que precisam ser, algumas pequenas orientações ajudam! A sessão newborm é longa: dura de 2 a 4 horas, dependendo do sono do bebê
ATENÇÃO:
Não mude a rotina do bebê em relação ao horário das mamadas! Vamos parar de fazer tudo se for horário dele mamar!
1) Quando vocês chegarem eu os recebo e acomodo no estúdio que já vai estar quentinho.
2) Tiramos a roupinha do bebê e deixamos ele só de fraldinha, enroladinho no cobertorzinho dele.
A mamãe dá de mamar para o bebê e em seguida o faz dormir.
3) Depois que o bebê adormecer, eu pego ele no colo e com cuidado e calma, ajeito ele em um dos sets de produção
(cestinha, baldinho, caixinha, pufe…)
4) Então eu ajeito a pose e começo a fotografar.
Vocês ficam sempre presentes, admirando seu bebê
As fotos em si são feitas rapidamente, o que demora (e para isso precisamos calma e paciência) é fazê-lo dormir e ajeita-lo nas poses.
Quanto mais profundo for o soninho dele, mais fácil e rápido se torna esse processo.
Se entre uma troca de acessórios e outra ele não acordar, vou fotografando. Caso contrário, ninamos novamente até que ele durma de novo para recomeçarmos. Sempre sem pressa.
Eu não tenho problemas se tiver que esperar bastante tempo até ele adormecer, esse é meu trabalho, eu ADORO fazer e tenho bastante paciência. Então o que peço para vocês é que também cheguem com esse espirito, isto é, estejam tranquilos e procurem relaxar. Não dá para ter pressa nem ansiedade.
Toda vez que acharmos que ele precisa parar para trocar a fralda ou mamar, nós paramos e depois recomeçamos. A sessão newborn é longa por conta de todas essas fases e pausas, dura em média 3 horas. É por isso que gosto de enfatizar: é preciso ter calma e paciência pois o tempo e ritmo da sessão é dado pelo bebê. Aproveitem para fazer uma pausa na correria dos últimos dias com rotinas e tarefas novas e curtam o momento!
5) Faremos durante o ensaio, pode ser no começo ou no final, algumas fotos do bebê junto com os pais e irmãos.
Darei orientação quanto ao figurino da mamãe e do papai.